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O que é CAC?

 

Você sabe calcular quanto custa cada cliente para o seu negócio? Quanto um cliente gera de faturamento para você? Você já se fez essa pergunta? Esse é um número extremamente importante para quem quer otimizar suas vendas.

Grande parte dos empreendimentos, costumam ignorar o Custo de aquisição de cada cliente – CAC – que é uma métrica para analisar o retorno de investimento por aquisição. Ela nos informa se os nossos esforços em marketing, publicidade ou mesmo os esforço na qualidade do produto ou serviço vem de fato gerando os resultados que desejamos. Pode ser que o valor investido, não seja interessante, não apresente uma boa taxa de retorno sobre o investimento.

E como você calcula o Custo de aquisição de cada cliente?

O CAC envolve, basicamente, os setores de marketing e vendas, podendo variar com o tipo do negócio e organização.

Investimentos em marketing e vendas:

  • Criação de anúncio (tráfego pago)
  • Produção de conteúdo
  • Email Marketing
  • Participação em eventos e feiras de negócios
  • Salários das equipes de vendas e marketing
  • Consultorias de marketing, agências de publicidade, treinamentos
  • Descontos para atrair o cliente

Como calcular?

O CAC é o valor total dos investimentos diretos para adquirir o cliente, citados acima, num determinado período dividido pelo total de clientes conquistados nesse mesmo período.

CAC = (INVESTIMENTO EM MARKETING + INVESTIMENTO EM VENDAS) / NÚMERO DE NOVOS CLIENTES)

 

Ainda tem dúvidas? Desenvolvemos uma planilha para te auxiliar a fazer isso de forma simples e rápida!

É muito importante ter esse número na ponta do lápis, para você conseguir investir e escalar o seu negócio de uma forma segura, lucrativa e sustentável. Sendo favorável, você poderá investir em canais de mídia corretos, alcançando mais leads.